PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Coronel Bezerra Cavalcante – Por Sérgio Botelho

Publicado por: redacao em

A foto (naturalmente melhorada por IA) que ilustra a matéria, publicada em A União de 18 de março de 1914, é de José Bezerra Cavalcante, tratado na matéria como coronel. Mas que também era médico. Ele foi o quarto prefeito da então cidade da Parahyba (atual João Pessoa), entre 1912 e 1916 no governo de João Pereira de Castro Pinto.

Bezerra Cavalcante aniversariava exatamente em 18 de março, e a matéria, de alto teor elogiativo, ocupava a parte de cima da primeira página, disposta em duas colunas. “Cidadão dotado de excelsos ornamentos morais, servido por um caráter imaculado, que é a mais forte antemural aos ataques de seus inimigos políticos…”, dizia a nota em um trecho.

Ao que me pareceu, e era mesmo, o panegírico visava enfrentar ataques de oposição ao governo e a seu prefeito. O governo Castro Pinto enfrentava a passagem de bastão entre Álvaro Machado, já falecido, que liderou a política da Paraíba por 20 anos, e Epitácio Pessoa. Na redação do jornal O Diário do Estado, o ex-governador Walfredo Leal descia a pua no prefeito.

Vim descobrir a pinimba no trabalho “A imprensa, o imaginário social e as manifestações urbanas – a Cidade da Parahyba do Norte no início do Século XX”, de Gabriela Maria Cardoso, Paula Dieb e Ana Emília Fernandes. “Walfredo Leal, mostrava-se contrário à atuação do então Prefeito e, quase diariamente, apresentava em suas páginas reivindicações para melhoria do estado da capital paraibana”, explica a referida pesquisa.

Em outro trabalho, sob o título “As Singularidades da modernização da Cidade da Parahyba, nas décadas de 1910 e 1930”, uma tese de Pós-Graduação em História na UFPE, de 2004, de Waldeci Ferreira Chagas, é possível saber das dificuldades financeiras enfrentadas pelo prefeito naquela época. Saber também que Castro Pinto o socorreu com verbas por meio da Secretaria Geral do Estado. Verba consumida em serviços de calçamento de ruas, conserto e manutenção de alguns equipamentos, a exemplo de praças e jardins.
*Sérgio Botelho é jornalista e escritor.

O post PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS. Coronel Bezerra Cavalcante – Por Sérgio Botelho apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...