O gambito de Nilvan: Comunicador sacrificou pré-candidatura para movimentar toda a política do estado – por Anderson Costa

Publicado por: A redação em

Nilvan Ferreira fez gambito no xadrez político ao sacrificar pré-candidatura em João Pessoa para poder ser candidato em Santa Rita - Foto: Marcelo Jr./Agenda Política

Nilvan Ferreira fez gambito no xadrez político ao sacrificar pré-candidatura em João Pessoa para poder ser candidato em Santa Rita – Foto: Marcelo Jr./Agenda Política

O comunicador Nilvan Ferreira fez uma manobra digna de um mestre enxadrista, ao menos é isso que podemos notar a princípio com as repercussões que sua desistência da pré-candidatura à Prefeitura de João Pessoa na última sexta-feira (2) vem tendo. Assim como uma cidade bombardeada, João Pessoa amanheceu extremamente movimentada graças ao material lançado ao ar pelo comunicador em suas redes sociais na manhã de uma sexta-feira que até então não prometia apresentar nenhum grande fato político.  

A realidade é que Nilvan não poderia ter escolhido momento mais propício para o seu aviso. O comunicador que vinha mantendo nas redes sociais uma postura menos politizada até então, lembrando que desde que fora derrotado nas eleições para o governo estadual em 2022 as redes sociais vinham sendo o principal canal de mobilização e afirmação política para Nilvan, explicou que seu momento de silêncio fora pensado e que após o período que se permitiu para refletir ele havia optado por não mais ser candidato em João Pessoa.  

Embora no vídeo Nilvan deixe em aberto a possibilidade de que seja candidato a prefeito em Santa Rita, é perceptível, como algo que pudéssemos pegar no ar com nossas próprias mãos, que além da falta de legendas para disputar na Capital, a forte de se apresentar forte em Santa Rita também fez Nilvan balançar. Hoje todos já tratam Nilvan como pré-candidato em Santa Rita. O comunicador até mesmo já assumiu a intenção de alugar uma casa na cidade para poder mudar seu endereço eleitoral.  

Portanto, Nilvan inegavelmente não sacrificou sua pré-candidatura e sua posição política em João Pessoa a troco de nada. O pré-candidato, apesar da sua vontade e da vontade dos seus aliados, o deputado federal Cabo Gilberto Silva e o deputado estadual Wallber Virgolino, dificilmente conseguiria ser sequer candidato a vereador em João Pessoa, caso prosseguisse pelo PL. Sem outros partidos que se apresentassem com a disposição para ter Nilvan numa disputa majoritária neste ano, o comunicador estava diante de um beco sem saída.  

Nilvan acusa o deputado federal e presidente do PL Wellington Roberto de ter mobilizado nos bastidores para garantir que ele não conseguisse se fazer candidato em João Pessoa, fosse pelo PL ou por qualquer outro partido que buscasse. Caso, as acusações de Nilvan estejam corretas, não podemos deixar de tirar nossos chapéus para Wellington que conseguiu se fazer influente para além das dimensões do seu próprio partido, movimento digno de um hábil mestre enxadrista russo no auge da união soviética. 

Mas ao não se resignar, soltar o anúncio de sua desistência em João Pessoa como o avião que lança uma bomba sobre uma pequena cidadezinha em uma calma manhã de domingo, Nilvan mostrou que no tabuleiro da política ele também leu um bom livro de jogadas. No xadrez, um gambito da dama, ou um gambito da rainha, como a jogada se popularizou no Brasil após a série da Netflix de mesmo nome, ocorre quando ainda no início do jogo um dos jogadores sacrífica um peão para garantir maior mobilidade ao seu jogo.  

Pois bem, Nilvan apresentou o seu gambito, ele sacrificou o seu peão, ele abriu o tabuleiro, fez as peças se moverem e agora só nos resta aguardar para sabermos se diante deste tabuleiro Nilvan conseguirá seguir jogando apresentando uma candidatura de oposição na cidade dos Canaviais. De toda forma, a mudança de Nilvan mudou a configuração do mapa político da grande João Pessoa. Assim como Cabedelo, que ao longo de 2023 cresceu em importância na política da região metropolitana da Capital, Santa Rita ganha um novo peso com a adição de Nilvan ao pleito.  

Share

Você pode gostar...