O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira (13) o nome de Aloizio Mercadante (foto) como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante seu futuro mandato, a partir de 1º de janeiro. Para isso, no entanto, o governo eleito tem de alterar a Lei das Estatais para voltar a permitir a indicação de políticos para os cargos de diretoria e conselhos de administração.
“Ouvi boato que Mercadante seria presidente do BNDES. Não é mais boato. Quero dizer que o Mercadante será o presidente do BNDES”, disse Lula, sob aplausos.
Ainda de acordo com o petista, o novo governo precisa “de alguém que pense em desenvolvimento, inovação tecnológica, para que esse país volte a gerar empregos. E para dizer ao mundo inteiro que quiser vir para cá, que venha. Nosso país voltará a ser respeitado” opinou.
No mesmo discurso, que ocorreu durante o Evento de encerramento dos trabalhos dos Grupos Técnicos, ele anunciou o fim das privatizações. “Vão acabar as privatizações neste país. Já privatizaram quase tudo, mas isso vai acabar”.
O anúncio foi o único do petista durante a cerimônia de encerramento dos trabalhos do gabinete de transição. Era esperado que o discurso apresentasse o nome de novos ministros, o que não aconteceu.
Agenda Política