Conhecido pela alcunha de ‘João do Caixão’, o deputado estadual reeleito João Gonçalves (PSB) explicou, nesta quarta-feira (25), em entrevista à Rádio Arapuan FM, sua predileção por visitar velórios e ajudar famílias que não têm condições para comprar caixões e realizar enterros de seus entes queridos. “Eu nasci no Dia de Finados”, contou.
De acordo com o parlamentar, ele visita cemitérios da cidade desde quando tinha 15 anos pelo menos três vezes ao dia, mas pode chegar a cinco agendas em velórios. “Pode ser feriadão o que for, estarei no cemitério de manhã, de tarde e de noite”, contou o político. “Desde a minha infância, minha mãe disse que nasci com esse dom, vocacionado para servir”, explicou.
João Gonçalves explicou que durante sua infância, em Cruz das Armas, aprendeu a ajudar as pessoas, sobretudo os mais pobres, tendo sido coroinha da Igreja Católica por causa da sensibilidade que tinha. “Eu trabalhei em um caixa de um bar. (…) Na sexta-feira as velhinhas vinham pedir esmolas e eu dava tudo para elas. Fui mandado embora e fui estudar para ser padre”, contou.
Biografia
João Gonçalves não enveredou pela vida religiosa. Ele conta que foi vendedor de galinhas, ovos, cimento e até de botijão de gás antes de iniciar a vida partidária. A militância estudantil foi a porta de entrada de João Gonçalves na política. De 1987 a 1992 trabalhou como assessor do então deputado estadual Pedro Adelson Guedes dos Santos.
Posteriormente, candidatou-se a vereador de João Pessoa, venceu e foi reeleito por mais dois mandatos. Deixou a Câmara Municipal ao ser eleito deputado estadual. Atualmente, João Gonçalves está em seu quinto mandato no Poder Legislativo. Na Legislatura anterior, o deputado presidiu a CPI da Telefonia. João Gonçalves é zootecnista e administrador.
Agenda Política