Mourão fala sobre ‘ameaça’ de guerra civil e pede que Congresso interdite cassação de Deltan; VÍDEO

Publicado por: Felipe Nunes em

Ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão agora é senador pelo Republicanos–RS – Romério Cunha/VPR

Ao finalizar um discurso na tribuna do Senado, nesta quarta-feira (17), o senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) pediu ao presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), que “interdite” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Em pronunciamento de pouco mais de 6 minutos, o parlamentar falou em “injustificável e interminável arbitrariedade praticada” e criticou o silêncio de autoridades e instituições sobre os últimos acontecimentos. Na avaliação de Mourão, a cassação de Deltan “fere de morte a última esperança do povo na Democracia, que é a sua representação política expressa nas urnas”.

Atendendo a uma ação da federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade, nesta terça-feira (16), o mandato de Deltan, por entender que ele cometeu irregularidades ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto, supostamente, ainda respondia a processos disciplinares internos que poderiam enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa.

“Convicto de estar cumprindo meu dever como parlamentar eleito e como cidadão que serviu e continua a servir ao país, encerro minhas palavras sobre o grave acontecimento da cassação do Deputado Dallagnol, afirmando que aguardarei o pronunciamento do Senhor Presidente desta Casa a respeito dessa e das outras violações à Constituição Federal e às prerrogativas do Congresso Nacional, palavras pelas quais certamente aguarda a Nação”, pediu o senador.

Ainda no discurso, Mourão fez um “alerta! “A forma política da sociedade corrupta é a guerra civil”. “E antes que os feiticeiros do arbítrio digam que se trata de uma ameaça, respondo-lhes que a ameaça paira sobre todos nós”, disse.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...