A ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, é a segunda mulher mais admirada do Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest. Foram ouvidas 1.506 pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2023, e a atriz foi citada por 1 em cada 10 brasileiros.
A informação foi publicada inicialmente no site da Revista Forbes. De acordo com o levantamento, a atriz Fernanda Montenegro lidera a lista pelo quarto ano consecutivo, com 9,4% das menções. Aos 93 anos, Fernanda Montenegro continua sendo reconhecida para além do cinema e da dramaturgia brasileira.
Com destaque à causa das crianças com deficiência e das pessoas com doenças raras, Michelle Bolsonaro recebeu 5,4% das menções. Também são mencionadas Ivete Sangalo (4%), Anitta (3%), Ana Maria Braga (3%) e Dilma Roussef (3%).
A lista das mulheres mais admiradas do Brasil deste ano reflete a tendência em reconhecer o protagonismo feminino na cultura e na política, segundo a diretora-geral do QualiBest, Daniela Malouf. “Se por um lado as artes já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecerem no ranking e se destacarem.”
Confira o ranking a seguir
Fernanda Montenegro (9,4%)
Michelle Bolsonaro (5,4%)
Ivete Sangalo (4%)
Anitta (3%)
Ana Maria Braga (3%)
Dilma Roussef (3%)
Marina Silva (2,5%)
Taís Araújo (1,7%)
Gisele Bündchen (1,5%)
Maria da Penha (1,5%)
Agenda Política