A ministra do meio ambiente, Marina Silva, exonerou o superintendente do Ibama na Paraíba, Dallys Henrique de Andrade Lima. O ato consta na edição desta quarta-feira (08) do Diário Oficial da União (DOU). A publicação não traz o nome do substituto.
Dallys estava no cargo desde maio de 2021, quando havia sido nomeado pelo então ministro do Meio Ambiente do Governo Jair Bolsonaro, Ricardo Salles. A exoneração faz parte das mudanças executavas pelo atual presidente, Lula da Silva (PT), nos cargos de segundo e terceiro escalões nos estados.
Ainda em janeiro, 21 dos 26 superintendentes regionais do órgão haviam sido demitidos. Somente os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Acre não não haviam realizado a troca.
Antes de ser superintendente, Dallys ocupou o cargo em comissão de Chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Paraíba, dentro do Ministério da Agricultura. Ele esteve nessa posição por apenas 4 meses, entre agosto e novembro de 2019.
Nomeação de substituta
Ainda não se sabe quem substituirá Dallys na Superintendência do Ibama na Paraíba de forma definitiva, mas Rodrigo Agostinho, presidente nacional do Ibama, nomeou uma substituta para o cargo, Gisele de Sousa Lima Pantaleao, que deve ficar no cargo até a nomeação do titular.
Na condição de substituta do Cargo Comissionado Executivo de Superintendente, ela assume afunção nos afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e na vacância do cargo.
Confira trecho do Diário oficial Da União
Agenda Política