O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu agenda no sertão da Paraíba, nesta segunda-feira (19). Ele participou de um ato de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no município de São José da Lagoa Tapada (PB), com a participação de gestores locais.
O médico paraibano também escolheu a região para celebrar o aniversário de 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), comemorados hoje. O ato ocorreu nas proximidades da UBS III Raimundo Alves Braga, na Fazenda Mandioca, simbolizando o alcance do sistema público de saúde.
O prefeito de São José de Lagoa Tapada, Cláudio Antônio Marques, e uma equipe de profissionais da saúde participaram do evento. Queiroga vacinou uma criança e fez um apelo sobre a importância da imunização contra a poliomielite.
O cardiologista discursou sobre a importância do serviço público de saúde e destacou a penetração do programa nos municípios. Ele citou o “fortalecimento” da assistência especializada pelo Ministério da Saúde. “Trata-se do maior instrumento de Justiça Social do Brasil, pois com o SUS podemos enfrentar todas as dificuldades da saúde pública. É um dever de todos nós fortalecer o SUS”, ressaltou.
Em suas redes sociais, o ministro compartilhou uma foto andando a cavalo com o uniforme do SUS.
Vacinação contra Poliomielite
A Paraíba está em segundo lugar no ranking de cobertura vacinal do Brasil contra poliomielite, com 61,06% do público-alvo alcançado, mas a meta ainda não foi alcançada, de 95%, assim como ocorre em outros estados do país. Até o próximo dia 30, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite e o Estado conta com mais de 1.000 salas de vacina onde os pais e responsáveis devem levar suas crianças.
Agenda Política