O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na manhã desta sexta-feira (09), Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, como o novo ministro da Fazenda de seu novo governo. Em coletiva à imprensa, em Brasília, o petista também confirmou os nomes para os Ministérios da Justiça, da Defesa, da Casa Civil e das Relações Exteriores.
“Tomei a decisão porque é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar o governo”, disse o petista em seu discurso. A lista também conta com Flavio Dino no Ministério da Justiça; José Múcio Monteiro no Ministério da Defesa, Mauro Vieira no Ministério das Relações Exteriores e Rui Costa na Casa Civil.
No caso do novo ministro da Defesa, Lula revelou que “logo depois que terminar o jogo do brasil vou ter reunião com ele e com comandantes.”
Ele ainda disse que tem consciência de que os primeiros nomes não são variados em termos de gênero e raça. “Presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros? Va chegar uma hora que vocês vão ver aqui mais mulheres que homens, e muitos companheiros afrodescentes.” Ele adiantou parte da lista para antes da sua diplomação no cargo, marcada para a próxima segunda-feira (12).
Agenda Política