A Polícia Federal, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado – Gaeco do Ministério Público da Paraíba – MPPB, deflagou na manhã deste sábado (28) a terceira fase da Operação Território Livre.
A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, está dentre as presas na manhã deste sábado. A esposa do prefeito Cícero Lucena (PP), foi alvo de um mandado de prisão expedido no âmbito da investigação da Justiça Eleitoral. O outro mandado de prisão preventiva expedido tem como alvo Tereza Cristina Barbosa, também foram expedidos dois mandados de busca e apreensão.
O nome da primeira-dama já havia sido citado em documentos da Polícia Federal. Em transcrições atribuídas a outras pessoas investigadas ela era apontada como a responsável pela definição da indicação de cargos na Prefeitura de João Pessoa.
Segundo as investigações, os cargos eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que mantêm o controle sobre comunidades da Capital. Em troca destes cargos, facilidades de acesso às comunidades eram ofertadas por estas lideranças criminosas.