
O governador João Azevêdo prestigiou, na noite desse sábado (31), o Desfile Tramas Arretadas — A passarela da moda paraibana”. O evento ocorreu na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e celebrou uma série de ações do Governo para fortalecer e inovar o artesanato paraibano, segmento que tem gerado renda para centenas de famílias no Estado.
Ao chegar ao Espaço Cultural, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos do Governo no fortalecimento do artesanato paraibano. “Os investimentos que temos feito no artesanato da Paraíba, verdadeiramente, têm transformado esse segmento. Em 2019, por exemplo, foi um desfile apenas da renda renascença e, a partir dali, um movimento se fortaleceu em todas as tipologias. Um exemplo disso é que hoje temos um desfile belíssimo, não só com a renda renascença, mas com o macramê, o crochê e o labirinto”, afirmou.
“Eu não tenho dúvidas de que, assim como ocorreu com a renda renascença, que se desenvolveu — em 2019, assim que fez o desfile, Ronaldo Fraga foi convidado para apresentar aquela coleção na São Paulo Fashion Week —, também vai ocorrer com as outras tipologias. A participação do macramê na noite de hoje é fruto da homenagem que fizemos no Salão do Artesanato de Campina, ano passado. É preciso entender que o artesanato é cultura, faz parte da nossa história, mas precisa gerar renda, para servir de estímulo para que essa história siga sendo contada — e temos feito todos os esforços nessa direção”, acrescentou João Azevêdo.
A primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, disse que o desfile resume uma caminhada, iniciada em 2019. “Ainda nas primeiras visitas com toda a equipe do PAP, pude perceber que era necessário tomar algumas medidas para fortalecer o nosso artesanato. Por isso, o sentimento é de muita alegria por esse grande desfile, não só com coleção da renda renascença, mas também do crochê, do labirinto e do macramê. Esse momento vai produzir ainda mais frutos”, comentou.
Opinião também compartilhada pela segunda-dama Camila Mariz. “Aqui temos grandes estilistas brasileiros e o nosso artesanato como carro-chefe desse grande evento. Foi o compromisso da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro que trouxe o artesanato para um momento como esse”, completou pouco antes do desfile, prestigiado pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; pela gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez; pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB), Herminegilda Leite; e pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, entre outras autoridades e personalidades da moda e do universo cultural como um todo.
O post João Azevêdo prestigia desfile do artesanato e destaca desenvolvimento do segmento na Paraíba apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

