Grupos conservadores e de direita convocaram atos para celebrar o Dia da Independência, nesta quarta-feira (07), em cidades da Paraíba, incluindo a Capital, João Pessoa, e Campina Grande, no interior do estado. Eles são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e também devem fazer a defesa da reeleição do Chefe do Poder Executivo.
Em João Pessoa, a manifestação está marcada para ocorrer às 15h, no Busto de Tamandaré, no bairro de Cabo Branco, onde tradicionalmente se realizam manifestações ligadas aos grupos conservadores. Nas redes sociais, os movimentos de apoio a Bolsonaro incentivam que os manifestantes vistam as cores verde e amarela e levem bandeiras do Brasil.
Segundo os organizadores, o movimento será “gigante, ordeiro, temático e democrático”. O ato deve ser antecedido de um evento paralelo, uma carreata, às 13h, na Praça da Independência, no Bairro de Tambiá. “O principal objetivo será o Bicentenário da Independência do Brasil”, disse um dos organizadores ao blog Agenda Política.
Campina Grande
Já em Campina Grande, haverá uma carretata, com concentração na Avenida Brasília, às 14h, ao lado do Auto Shopping Campina Grande. O movimento vai percorrer as principais vias do município com término no Parque do Povo. “Faremos um debate com a população nesse movimento que é organizado por todos os movimentos de direita de Campina Grande”, disse um dos envolvidos.
Também estão previstas manifestações em cidades do interior e do sertão do estado, com carreatas e adesivaços em apoio a Jair Bolsonaro. Os atos devem ser estender por todas as Capitais e nas principais cidades do país. O presidente Jair Bolsonaro deve fazer discursos nas manifestações que ocorrerão em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).
Segurança dos atos
As Forças de Segurança da Paraíba estarão, nesta quarta-feira (06), desfilando na Avenida Duarte da Silveira, na Capital, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Um efetivo de 1.450 homens e mulheres vai participar das comemorações, representando a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social, por meio da Polícia Militar, montou um esquema de segurança que envolve cerca de 200 policiais militares a pé e motorizados, que estarão atuando no entorno e percurso do desfile. Nos bairros também haverá reforço para o deslocamento das pessoas. Praias e outros pontos, incluindo as manifestações, também terão policiamento intensificado.
Os serviços de 190, 193 e 197 estarão disponíveis para a população, a fim de atender ocorrências de urgência e emergência e denúncias, respectivamente.
Agenda Política