O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, durante reunião com governadores do Nordeste na tarde desta sexta-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, anunciou a criação do programa “Nordeste Sem Fome” para combater a insegurança alimentar na região. Na ocasião, ele e o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência, discutiram medidas voltados ao combate à fome, à inserção no mercado de trabalho e abastecimento de água.
Na avaliação do ministro Wellington Dias, o encontro foi uma oportunidade de promover uma “integração” entre os governadores, com foco em políticas públicas contra a fome. “Vamos trabalhar para celebrar dois importantes pactos, o Nordeste sem Fome, dentro do Brasil sem Fome; e pela Inclusão Socioeconômica, por meio da qualificação, com emprego, empreendedorismo e formação de cadastro reserva para que pessoas do Cadastro Único tenham a carteira de trabalho assinada e a chave de seu negócio, tendo acesso ao emprego e renda. Nós ainda vamos liberar R$ 230 milhões para a construção de 36 mil cisternas nessa primeira etapa no Nordeste”, disse.
De acordo com o Governo da Paraíba, também foi apresentado aos governadores, o calendário das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo do governo federal, que terá início no dia 11 de maio na Bahia. Na Paraíba, o evento será realizado no dia 13 de maio.
Na ocasião, o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), João Azevêdo, citou a importância do “diálogo permanente” com o governo federal para a resolução das demandas regionais. “O Consórcio cumpre mais uma vez o o seu papel de trazer as discussões do país para o interesse dos estados, com pautas importantes, a exemplo das energias renováveis, de políticas de assistência social e de fortalecimento da democracia, o que coroou nosso evento com extremo êxito”, observou.
Também estiveram presentes na reunião com os ministros, os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Rafael Fonteles (Piauí), Fábio Mitidieri (Sergipe), as governadoras Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, a senadora Augusta Brito (Ceará) e o deputado federal Damião Feliciano (Paraíba).
Com informações da Secom estadual