Governo de ‘todes’: gestão do PT adota linguagem neutra em eventos; VÍDEO

Publicado por: Felipe Nunes em

Ministros utilizaram linguagem neutra durante as posses| Foto: Reprodução/Antonio/Agência Brasil/Divulgação Partido dos Trabalhadores/

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a adotar, em cerimônias oficiais, a linguagem não binária, também conhecida como linguagem. Nas posses dos ministros da gestão petista, esta semana, o fenômeno político, que se pretende linguístico, foi destaque na abertura de cada uma das cerimônias.

A substituição do artigo masculino genérico pelo “e” busca neutralizar o gênero gramatical, mas o assunto não é consenso e, pelo contrário, é alvo de controvérsias e contestações. Na última segunda-feira (02), ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, começou seu primeiro discurso no Palácio do Planalto com a frase “Boa tarde a todas, a todos e a todes”.

O mesmo ocorreu durante a cerimônia de posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também contou com a linguagem não binária. A mestre de cerimônia referiu-se aos convidados como todes” no início do evento. O mesmo aconteceu nas cerimônias de posse dos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, da Cultura, Margareth Menezes, e das Mulheres, Cida Gonçalves.

No vídeo a seguir, é possível ver recortes com  o uso da linguagem neutra em cerimônias do novo governo.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...