Em carta divulgada nesta Quinta-feira (01), 9 partidos do chamado “campo progressista”, que participaram de um seminário com o tema “A defesa da democracia e os desafios do campo democrático popular da Paraíba”, no último sábado (26) em João Pessoa, defenderam a formação de uma “frente ampla” para as eleições do próximo ano, com o objetivo de enfrentar a direita.
A carta, divulgada cinco dias após o evento, é assinada por 9 partidos de esquerda: PSB, PT, PV, Rede Sustentabilidade, Agir 36, PCdoB, PMN, PDT e Solidariedade. No documento, as legendas afirmam que estão alinhados ao governo de Lula (PT) “em seu esforço de defesa da democracia”.
No texto, eles afirmam que o Brasil viveu “no obscurantismo político”, nos últimos 4 anos, em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e criticam a “criminalização da política, a negação da ciência e o estímulo ao armamentismo”. Além disso, citam o que consideram avanços da gestão petista no Governo Federal, como recursos para a cultura e para bolsas de pesquisa.
Na visão desses partidos, o atual contexto político requer que eles continuem “unidos”, visando a defesa do governo e de pautas em comum a essas legendas. “Os partidos que subscrevem esse manifesto estão abertos ao diálogo para formar frente, onde puder, contra os candidatos e as células bolsonaristas na sociedade e nas eleições”, dizem.
Em João Pessoa, por exemplo, se discute uma possível aliança desses partidos com o atual prefeito Cícero Lucena, filiado ao Progressistas, mas que tem sido convidado por siglas como o PDT para ingressar em seus quadros e disputar a reeleição.
Agenda Política