Eleições 2022: 6Sgima aponta Bolsonaro na liderança em pesquisa nacional; veja números

Publicado por: Felipe Nunes em

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera uma pesquisa do grupo 6Sigma, divulgada nesta quinta-feira (11), com a intenção de votos para a Presidência da República. O levantamento ouviu mil pessoas, de 01 a 05 de agosto, nas cinco regiões do país, por meio de ligações telefônicas, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de 3,1% pontos percentuais.

Segundo o levantamento, o atual presidente lidera a pesquisa estimulada com 37,5% das intenções de voto. O ex-presidente Lula (PT) tem 28,2%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 8,0%, e de Simone Tebet (MDB) com 3%. O candidato Pablo Marçal (Pros) pontuou 1,1%, enquanto os demais postulantes não atingiram 1%.

Brancos e nulos somam 9,4% e indecisos são 8,9%. 2,6% dos entrevistados não informaram.

Em relação à pesquisa realizada em dezembro do ano passado, o atual presidente tinha 31,7%, enquanto Lula obtinha, naquela época, 26,1%, de acordo com o levantamento. O cenário era outro, no entanto, já que o ex-ministro Sérgio Moro ainda era candidato.

Pesquisa nacional foi divulgada nesta quinta-feira (11) / Foto: 6Sigma

Espontânea

Na pesquisa espontânea o presidente Jair Bolsonaro (PL) também lidera com 35,8%. O ex-presidente Lula (PT) vem  em seguida com 24,9%, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 2,2%. A candidata Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto Pablo Marçal (Pros) surge com 0,6%. Também é citado André Janones (Avante), com 0,2%. Brancos e nulos são 4,8% e não sabem 25,1%. Pessoas que não informaram, 4,8%, e outros 0,6%.

Regiões

Segundo a 6Sigma, a região Nordeste é a única onde o atual presidente (22%) perde em intenções de voto para o ex-presidente Lula, que tem 44% das intenções de voto. Por outro lado, o chefe do Poder Executivo vence nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, segundo o levantamento.

Dados técnicos

A amostra nacional contou com 1.000 formulários coletados, representativa do eleitores brasileiros, com 16 anos ou mais, distribuídas por cotas proporcionais, para as variáveis sexo, idade, renda escolaridade e regiões do País, seguindo os parâmetros estabelecidos nos registro junto ao TSE.

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada para o resultado Brasil é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Os percentuais que não totalizarem 100 são decorrentes de arredondamentos.

Registro da pesquisa

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-04937/2022.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...