O senador Efraim Filho (União) tomou posse no cargo, nesta quarta-feira (01), em sessão no Senado Federal, em Brasília. Em juramento transmitido pela TV Senado, disse em rápidas palavras que dedicará o mandato aos paraibanos e aos brasileiros. “Com muito trabalho e compromisso, assim prometo”, disse. Com a posse, torna-se o senador mais jovem história da Paraíba, eleito para cargo, aos 43 anos.
Efraim foi escolhido pelos paraibanos para ocupar a vaga no Senado de 2023 até 2031. Ele obteve 617.477 votos, o que equivale a 30,82% dos votos válidos e substitui Nilda Gondim (MBD), que assumiu o cargo em 2021 em razão do falecimento do senador José Maranhão (MDB), vítima da Covid-19. “A Paraíba é quem vai me guiar nas decisões a partir de agora”, disse ao blog.
O parlamentar nasceu em João Pessoa (PB) e tem 43 anos. Exerceu o quarto mandato de deputado federal até o início deste ano. Formado em direito, em 2000, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez pós-graduação em direito do consumidor pela Universidade de Granada, na Espanha. Também tem pós-graduação pela Escola Superior da Magistratura.
Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Eleito coordenador da bancada da Paraíba por quatro vezes, também foi líder do Democratas por três vezes, além de presidir a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Em março do ano passado, filiou-se ao União Brasil, pelo qual se candidatou ao Senado.
Os primeiro e segundo suplentes de Efraim Filho são Andre Amaral (Pros) e Erik Marinho (União), respectivamente.
Agenda Política