Dois paraibanos estão entre os mortos na megaoperação da polícia do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho

Publicado por: redacao em

Foto: divulgação

Dois paraibanos estão na lista dos mortos decorrentes da megaoperação da polícia do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho nas comunidades da Penha e Complexo do Alemão, na capital fluminense. Ao todo, a Polícia Civil divulgou os perfis de 115 dos 117 mortos. Os nomes foram revelados neste domingo (2).

Os paraibanos com nomes revelados são Jorge Benedito Correa Barbosa (Pará), 54 anos, e Ronaldo Julião da Silva, 46. O primeiro, segundo a lista, aparece como condenado por roubo, enquanto que o segundo não tem anotações criminais.

O relatório foi feito pela Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com nota distribuída à imprensa, “mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho e 54% eram de fora do estado. Apenas dois laudos resultaram em perícias inconclusivas.”

A Polícia Civil descreve que 97 das pessoas mortas “apresentavam históricos criminais relevantes”. Entre os mortos, 59 tinham “mandados de prisão pendentes.” O comunicado oficial admite que outras 17 “não apresentaram histórico criminal”, mas segundo as investigações posteriores, “12 apresentaram indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.”

A lista nomina as pessoas mortas como “neutralizados” e assinala que 62 desses são de outros estados: “19 do Pará, 9 do Amazonas, 12 da Bahia, 4 do Ceará, 2 da Paraíba, 1 do Maranhão, 9 de Goiás, 1 de Mato Grosso, 3 do Espírito Santo, 1 de São Paulo e 1 do Distrito Federal.”

Doca

O principal alvo da operação – Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, líder do Comando Vermelho (CV) – segue em liberdade após seis dias da operação policial. Nenhuma das pessoas mortas havia sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro criou um observatório para acompanhar a apuração sobre o cumprimento da lei pelas policias Civil e Militar durante a Operação Contenção.

Suetoni Souto

O post Dois paraibanos estão entre os mortos na megaoperação da polícia do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...