Dois anos após início da pandemia, Paraíba flexibiliza uso de máscaras em locais abertos e fechados

Dois anos após o início da pandemia da Covid-19, o uso de máscaras em espaços abertos e fechados passa a ser facultado em todo o território paraibano, de acordo com decreto publicado nesta quinta-feira (07) no Diário Oficial do Estado. Fica recomendado, porém, às pessoas que possuem comorbidades, que mantenham a utilização do item.

Em relação aos ambientes fechados, fica facultado o uso da máscara em municípios em que o percentual de vacinação da população com as duas doses ou dose única (imunizante Jansen) for superior a 70%. Os municípios de João Pessoa e Campina Grande, por exemplo, se encaixam nesse ítem.

O decreto também determina a retomada das atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual. Além disso, fica estabelecido que a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia divulgue um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual no mês de abril.

O cronograma para o retorno das atividades na rede estadual deve ser divulgado na próxima segunda-feira (11). Conforme apuração do blog Agenda Política, algumas modalidades de ensino já devem voltar com o público 100% presencial a partir do dia 18 de abril.

O decreto estadual também permite o funcionamento de cinemas, teatros, circos, eventos esportivos realizados em arenas e estádios, eventos sociais e corporativos e a realização de shows com 100% da capacidade dos locais, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

A apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo segue válida. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), a nova etapa de flexibilização foi possível em virtude do avanço da vacinação da população paraibana que atinge coberturas de primeiras doses ultrapassando 85,19% e de segundas doses com mais de 79,07%, colocando a Paraíba entres os três estados com maior índice de imunização do Brasil.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *