A evidente mudança no comportamento religioso majoritário no país, que passa por uma transição da maioria católica para uma crescente presença evangélica na sociedade, se reflete também da política. Em 2022, continua em alta o número de candidatos que pretendem compor as bancadas evangélicas nas assembleias legislativas dos estados e no Congresso Nacional. Na Paraíba, essa realidade não é diferente.
De acordo com um levantamento do blog Agenda Política junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), pelo menos 14 candidatos ao cargo de legisladores (deputados estaduais, federais e suplente de senador), utilizam o título de “pastor” em suas postulações em seus registros de candidaturas.
O número é maior entre àqueles que pretendem ocupar a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB): são dez candidatos que utilizam o título religioso. Para o cargo de deputado federal, 3 candidatos se utilizam do título de pastor, incluindo uma mulher. Há também um candidato ao Senado na disputa, com o título religioso.
Levando em conta os partidos desses candidatos, o PRTB e o PTB lideram com 3 candidatos com o título de pastor. 2 candidatos são do MDB e do DC, enquanto MDB, União e SD têm 1 candidato cada com o título de pastor no registro de candidatura.
Há ainda um candidato com nome de “irmão”, Rosiel Alves (Avante), e de “irmã”, Rute Neri (PL), para o legislativo federal, e Irmão Cézar (SD) para o cargo de deputado federal. Por outro lado, o candidato ao Senado Sérgio Queiroz (PRTB), que é pastor, não utiliza o título na candidatura.
Um Frei Católico
Quando a pesquisa são sobres candidatos “padres”, não há registros de candidaturas com esse título cadastrados na Justiça Eleitoral. Há, porém, um candidato com o título de “frei”, que vem a ser o candidato à reeleição para a Câmara Federal, Frei Anastácio (PT).
Confira a lista a seguir
Candidatos a deputado federal
Pastora Raminha (SD)
Pastor Jader Medeiros (PRTB)
Pastor Josino Neto (PTB)
Candidatos a deputado estadual
Pastor Índio (MDB)
Luciano Breno (PP)
Márcio Lima (PTB)
Pastor Marinho (MDB)
Pastor Paulinho Paz (União)
Pastor Petronildo (PTB)
PR Sandro Gouveia (PRTB)
PR Samuel Cunha (DC)
PR Júnior Maia (PRTB)
PR Joseilson (DC)
Suplente de senador
Pastor André Lucena
Agenda Política