Chegou a meio milhão de reais, no início da noite desta quinta-feira (24), as doações enviadas espontaneamento ao ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por danos morais, ao pagamento de R$ 75 mil ao ex-presidente Lula (PT). Pelas redes sociais, ele pediu aos internautas que cessem o envio de recursos.
“Suas vozes foram ouvidas, e seu ato de solidariedade e protesto já é muito claro: NÃO VAMOS PARAR de combater à corrupção no Brasil”, escreveu no Twitter. “O que vocês alcançaram em 36 horas, depositando R$ 500 mil, foi um fato inédito e histórico para o nosso país e 1 dos maiores marcos do apoio ao combate à corrupção da nossa história política recente”, acrescentou.
Deltan foi condenado pela quarta turma do STJ por supostamente ter extrapolado os limites de suas funções ao utilizar qualificações desabonadoras da honra e da imagem de Lula, além de empregar linguagem não técnica ao participar da entrevista. Dallagnol, no entanto, afirma que apenas apresentou as acusações que pesavam contra o petista.
Além da indenização, o STJ condenou o ex-procurador a arcar com os honorários advocatícios da parte contrária – fixados em 20% sobre o valor da condenação – e com as custas do processo. Deltan Dallagnol participou da entrevista em setembro de 2016, para o esclarecimento da denúncia relativa ao caso do triplex do Guarujá. Na coletiva, o ex-procurador utilizou uma imagem criada no PowerPoint para apontar Lula como “maestro” e “comandante” do esquema criminoso investigado na Lava Jato.
“Enquanto muitos se vangloriam com a sua impunidade, vocês se mobilizaram numa das maiores manifestações cívicas que já vi na minha vida. Vocês mostraram que não se trata de Deltan, mas de uma causa que é de todos nós. Vocês foram à luta”, ressaltou Deltan.
Confira a publicação a seguir
MUITO OBRIGADO: Não há mais necessidade de novas doações! As doações espontâneas que milhares fizeram já atingiram MEIO MILHÃO de REAIS. Suas vozes foram ouvidas, e seu ato de solidariedade e protesto já é muito claro: NÃO VAMOS PARAR de combater à corrupção no Brasil! +
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) March 24, 2022
Agenda Política