Cercas elétricas, arames farpados e câmeras com IA serão instaladas no parque da Bica após morte de “Vaqueirinho”

Publicado por: redacao em

Foto: Reprodução

Thiago Nery, chefe da divisão do Parque Arruda Câmara, a Bica, informou em entrevista ao Live CNN nesta terça-feira (2) que novas medidas de segurança serão implementadas para prevenir ocorrências semelhantes à registrada no último domingo (30), quando o jovem Gerson Melo dos Santos, conhecido como “Vaqueirinho”, morreu após invadir o recinto da leoa.

“Vamos ter medidas como cercas elétricas, arames farpados, ao redor do recinto [da leoa], impedindo essa possibilidade e câmeras com IA para a gente identificar pessoas suspeitas, com comportamento atípico”, afirmou Nery.

Entre as ações previstas, a equipe instalará câmeras de segurança com inteligência artificial capazes de identificar pessoas com comportamento suspeito ou atípico nas áreas próximas ao recinto. O objetivo é que essas tecnologias ajudem a aumentar a capacidade de prevenção e respostas a esses acidentes.

Embora haja diversas placas de advertência espalhadas pelo local alertando para o perigo representado pelos leões, o jovem ainda assim escalou rapidamente a barreira de proteção. “Eu fui até a árvore e não consegui subir”, contou Nery, reforçando o caráter atípico da situação.

Relevância da saúde mental

O chefe da divisão acrescentou que o episódio demonstra a relevância do atendimento em saúde mental, já que o comportamento do jovem indicava um possível surto psicológico. “A maneira mais eficaz de evitar um acidente como esse seria garantir assistência à saúde desse rapaz. Não é normal alguém entrar em pânico diante de outro ser humano”, observou o responsável pelo zoológico.

O post Cercas elétricas, arames farpados e câmeras com IA serão instaladas no parque da Bica após morte de “Vaqueirinho” apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...