Durante sua passagem por Pernambuco, o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), confirmou que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026 e revelou o seu desejo de que o vice que comporá com ele a chapa majoritária das eleições nacionais seja o de um nordestino. Durante entrevista concedida a uma rádio pernambucana, o ex-chefe do Poder Executivo apresentou o nome do deputado federal paraibano, Cabo Gilberto Silva, dentre os que estão sendo avaliados como possíveis vices.
Candidatura
Bolsonaro confirmou que se puder disputar as eleições de 2026 deseja ter um vice que seja nordestino, mas segundo ele essa decisão não será baseada unicamente na região geográfica de origem do aliado. Segundo o ex-presidente, ele buscará ter ao seu lado alguém qualificado. Dando como exemplo algumas candidaturas, que segundo ele, apenas colocariam mulheres de vice para tentar atrair o voto feminino, ele buscará um nome qualificado e com capacidade de gestão para lhe apoiar no governo. “Tem muita gente qualifica, conheço muita gente que pode colaborar bastante”, afirmou.
Questionado sobre nomes que já figurariam esta lista, Bolsonaro questionou porque um destes nomes não poderia ser o do paraibano Cabo Gilberto Silva. “Que tal o Cabo Gilberto da Paraíba?”, perguntou o ex-presidente aos entrevistadores pernambucanos. Logo após a entrevista, durante uma refeição e uma reunião com aliados, Bolsonaro voltou a brincar durante um vídeo ao apontar para Cabo Gilberto e afirmar que ali estaria o seu vice.