O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho, e representantes do setor produtivo do país, reuniram-se nesta quinta-feira (13), em Brasília, com o presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que está no exercício do cargo enquanto o titular do mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre agenda na China.
No comando do Planalto por por alguns dias, o vice-presidente é visto como “ponte” do governo com o setor produtivo em meio às incertezas na economia.
Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o que facilita ainda mais as relações.
Presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Efraim discutiu com o vice-presidente a proposta de Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, ele informou que, no encontro, o setor produtivo defendeu a desburocratização do setor.
“O empreendedor brasileiro precisa a cada dia ser mais visto, precisamos valorizar quem precisa, principalmente o microempreendedor, aqueles que produzem. Na reunião, defendemos a redução da carga tributária e a simplificação da forma de pagar impostos para valorizar quem produz”, explicou o deputado.
Representantes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estiveram na reunião. A entidade, em publicação nas redes sociais, repercutiu as pautas apresentadas ao presidente em exercício. Dentre os projetos, o PLP 178/2021, que institui o estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Acessórias e Tributárias, que já tramita no Senado.
“A CNDL entende como fundamental o apoio do Governo Federal para sua aprovação em prol da modernização e unificação dos registros das notas fiscais eletrônicas no Brasil”, escreveu.
Quem também participou do encontro foi o empresário, ex-deputado federal e ex-candidato a vice-governador na chapa de Pedro Cunha Lima, Domiciano Cabral.
Agenda Política