Após falar, sem provas, em ‘armação de Moro’, Lula lança plataforma contra fake news

Publicado por: Felipe Nunes em

Presidente Lula da Silva (PT) / Fonte: reprodução UOL

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, no último sábado (25), uma a campanha intitulada Brasil contra Fake, com o objetivo, segundo a gestão federal, de combater a desinformação disseminada nas redes sociais. O assunto é controverso, já que o “combate” pode conter viés político.

Com o tema “Quem espalha fake news espalha destruição”, a campanha aborda o impacto do problema no dia a dia da população. A ideia é retratar os mais variados perfis de pessoas para mostrar que estamos todos do mesmo lado e qualquer um pode se tornar vítima de uma notícia falsa.

O lançamento da campanha ocorre três dias depois que o presidente Lula espalhou uma fake news que lhe rendeu uma série de críticas nas redes sociais, na classe política e na imprensa, quando afirmou, sem provas, que os planos do PCC contra o senador Sérgio Moro (União), desbaratados em operação da Polícia Federal (PF) seriam uma “armação” construída pelo ex-juiz de Curitiba.

Nas redes sociais, Lula escreveu que “O Brasil sofreu muito com mentiras nas redes sociais últimos anos. Precisamos fortalecer uma rede da verdade. O @govbr lançou nesta semana uma plataforma de checagem de informações e combate à desinformação. Acesse”, disse. 

De acordo com o Governo, na página gov.br/brasilcontrafake será possível checar se um conteúdo recebido é fake news, antes de repassar adiante. No site Brasil contra Fake também está disponível para consulta um passo a passo para denunciar, nas próprias redes sociais, os conteúdos de desinformação.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...