Indicado pelo PT, Antônio Barbosa diz em carta que Veneziano tenha ‘tranquilidade’ para escolha de vice

O presidente do Diretório do PT em João Pessoa, Antônio Barbosa, disse nesta quarta-feira (27), que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) deve ter ‘tranquilidade’ para a definição do seu candidato a vice nas eleições deste ano. Ele foi indicado pelo PT em uma lista de nomes para a composição com o MDB no pleito deste ano.

Por meio de carta endereçada a Jackson Macêdo, presidente do PT na Paraíba, Barbosa explica que, em meio ao contexto político nacional e local, que na visão dele é “crítico”, “é imperiosa a eleição de uma nova equipe de governo capaz de organizar a retomada do funcionamento regular de políticas sociais”.

Segundo o dirigente petista, a Paraíba atravessa um momento de ausência de ações sistemáticas e robustas do governo do Estado. Diante desse cenário, ele justifica que “A escolha do vice governador(a) é coisa séria! É mesmo uma questão de alta relevância política”, aponta.

No documento, Barbosa acrescenta que o vice de Veneziano “deve reunir habilidade política, sensibilidade social, compromisso com as coisas públicas, conhecimento e respeito aos princípios fundamentais da Administração Pública”.

Questionado pelo blog se a carta é, em outras palavras, a retirada do seu nome da disputa, ele informou que Veneziano deve “pesar” e “sopesar” o tema.

“Após ouvir o agrupamento político que fez minha indicação, tanto no Estado como no plano nacional, entendo que o nosso pré-candidato Veneziano Vital do Rego, – ora em tratativas com a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, – tenha tranquilidade para concluir a relevante escolha do(a)vice”, enfatiza.

Carta anterior

Na última semana, três dos quatro indicados pelo PT da Paraíba para figurarem como opções de vice na chapa de Veneziano já haviam enviado uma carta conjunta à cúpula da sigla no estado, em que declinaram do convite. Márcia Lucena, Lenildo Morais e Maria Luiza Feitosa disseram, na ocasião, que a prioridade seria a eleição de Lula da Silva.

Leia, a seguir, a carta assinada por Antônio Barbosa, na íntegra

Caro Jackson Macedo (Presidente do PT/PB),

Ao cumprimentá-lo, apresento as considerações seguintes sobre as negociações em torno da indicação de vice na chapa MDB/PT ao governo do Estado da Paraíba:

A humanidade cultiva valores como a promoção da vida, da liberdade e da democracia desde os tempos imemoriais.

Após a redemocratização do nosso Brasil (1985), tivemos 20 anos de relativa paz social e melhoria da qualidade de vida do nosso povo, nomeadamente com os governos de Lula e Dilma.

Atualmente enfrentamos um cotidiano de barbárie da violência crescente, como os recentes assassinatos dos pobres nas favelas e comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, o assassinato dos indigenistas Bruno e do jornalista Dom, do líder do PT na cidade de Foz do Iguaçu, somadas a outras tantas violências contra o nosso povo, nossas memórias, nossas florestas, nossos projetos…

Esse cenário de terror é agravado pelas ameaças reiteradas às instituições democráticas do Estado e aos valores mais fundamentais dos Direitos Humanos e da República, assim como também pelo desmantelamento da segurança material da vida de milhões de brasileiros já em situação de fome, desemprego, subemprego e precariedade.

A Paraíba atravessa esse momento crítico de ausência de ações sistemáticas e robustas do governo do Estado e da União para garantir a qualidade das políticas sociais básicas na área de Saúde, Educação e no Segurança.

Assim, é imperiosa a eleição de uma nova equipe de governo capaz de organizar a retomada do funcionamento regular dessas ações a nível estadual!

Nós do agrupamento político Resistência Socialista/PT apostamos nas figuras de Lula, de Veneziano, de Ricardo e de Luiz Couto, – todos com vasta experiência no Legislativo e no Executivo, – para a retomada do projeto político de desenvolvimento da Paraíba.

Nesse contexto, a eleição do presidente Lula é uma questão de sobrevivência e remédio para curar 120 milhões de brasileiros em situação de fome; estancar outras mazelas e tirar o país da situação vexatória perante o mundo!

A escolha do vice governador(a) é coisa séria!

É mesmo uma questão de alta relevância política.

Este nome deve reunir habilidade política, sensibilidade social, compromisso com as coisas públicas, conhecimento e respeito aos princípios fundamentais da Administração Pública.

Com esse entendimento, o PT disponibilizou meu nome para eventualmente contribuir como vice dessa chapa, cuja missão é reverter o cenário generalizado de esgotamento social e de complexas circunstâncias políticas.

Após ouvir o agrupamento político que fez minha indicação, tanto no Estado como no plano nacional, entendo que o nosso pré-candidato Veneziano Vital do Rego, – ora em tratativas com a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, – tenha tranquilidade para concluir a relevante escolha do(a)vice.

João Pessoa, 27 de julho de 2022.

Antônio Barbosa Filho

Presidente do PT da capital

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *