
Três alunos da Escola SESI Prata, localizada em Campina Grande, foram premiados na 5ª edição da Olimpíada Brasileira do Bem Público, promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Caio Nunes de Sousa Ferreira e Sarah Yasmin da Silva Aragão foram premiados com medalhas de prata, e Davi Silva Santos, com medalha de bronze. Além das medalhas, eles ainda ganharam tablets como premiação. Os alunos participaram da OBP, em 2025, quando cursavam a 2ª série do Ensino Médio, na Escola SESI.
“Ver os alunos da Escola SESI premiados em um concurso nacional de redação é motivo de comemoração. A maior conquista que eles tiveram foi o incentivo à prática da escrita, na qual puderam propor, em seus respectivos textos, sugestões para a cooperação e a cidadania ativa, algo essencial para a transformação da sociedade”, comentou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira.

“Foi muito interessante participar da Olimpíada Brasileira do Bem Público. Além de incentivar a escrita, por meio da OBP, descobri projetos comunitários e propostas com viés social muito interessantes na localidade onde moro”, explicou o estudante Caio Nunes.
Eles concorreram com estudantes de escolas particulares e públicas de diversos estados do Brasil. O processo de avaliação ocorreu em duas etapas: a análise das redações e a realização de um pitch, no qual os estudantes apresentaram oralmente seus textos a uma banca formada por professores da Fundação Getúlio Vargas. Orientados pela professora Juliane Messias, os alunos escreveram redações sobre o tema “Cooperação em Prol do Bem Público”.
“A participação dos nossos alunos na Olimpíada do Bem Público revelou bastante engajamento e aprendizado, especificamente na produção textual. Foi muito gratificante termos três alunos medalhistas em uma Olimpíada Nacional de Redação, fato que demonstra o comprometimento da Escola SESI com a qualidade do ensino e premia a dedicação dos professores e alunos no contexto da área de Linguagens”, afirmou a professora orientadora dos alunos, Juliane Messias.
Esta edição reforçou a importância do trabalho coletivo para o bem-estar da sociedade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a temática do Ano Internacional das Cooperativas.
Alunos da Escola SESI Prata premiados na olimpíada brasileira do bem público
Caio Nunes de Sousa Ferreira se destacou com a redação intitulada “Cooperação e responsabilidade: pilares de uma sociedade justa”. No texto e na apresentação oral, o estudante demonstrou capacidade crítica e reflexiva ao analisar a desigualdade social.
“Na minha redação abordei o problema da desigualdade como entrave estrutural da sociedade. Mostrei que, na maioria das vezes, o Estado não consegue intervir de maneira decisiva no cotidiano do cidadão que sofre com a concentração de renda, fazendo com que esses mesmos indivíduos em situação precária precisem se juntar para garantir recursos e direitos, uma vez que as organizações não conseguem entrar nesse microcosmo específico”, explicou o estudante.
Já o estudante Davi Silva Santos, medalhista de bronze na Olimpíada, escreveu uma redação com o título “Em busca da cooperação efetiva em prol do bem público”, destacando que ações coletivas são essenciais para o desenvolvimento social e ambiental. O texto também ressaltou a falta de políticas públicas eficazes no Brasil e defendeu o fortalecimento de iniciativas colaborativas como meio de construir uma sociedade justa, solidária e sustentável.
“Participar da Olimpíada do Bem Público foi uma experiência nova e desafiadora. Embora eu já escreva redações frequentemente, a OBP me fez refletir mais profundamente sobre o que eu estava escrevendo. Pensei muito bem em cada palavra que estaria na minha redação, e isso foi o que me levou a desenvolver argumentos mais consistentes”, afirmou.
Sobre a OBP
A Olimpíada do Bem Público é um concurso nacional de redação voltado para estudantes do Ensino Médio. A OBP visa estimular jovens a descobrir que é possível, em qualquer escolha de carreira, trabalhar em prol do bem público e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.
Fonte: FIEPB
O post Alunos da Escola SESI de Campina Grande são premiados em Olimpíada Nacional de Redação da FGV apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

