A Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares na Paraíba (Abrasel-PB), reuniu nesta quinta-feira (19), representantes do setor gastronômico, em João Pessoa, para discutir a eleição que vai definir o novo presidente e os novos conselheiros da entidade para o triênio 2023-2025. O pleito está previsto para ocorrer no mês de feveireiro.
O encontro contou com a participação de associados, da diretoria, de sócios e mantenedores da Associação, atualmente presidida pelo empresário Artur Lira, que está concluindo o mandato. Tendo a possibilidade de disputar a reeleição, ele informou na ocasião que não pretende concorrer novamente ao cargo.
“Como fiz um mandato provisório de um ano e meio e em seguida o mandato de 3 anos, se me lançasse seria sete anos e meio a frente da entidade, o que não condiz com a renovação necessária nas entidades, em um futuro poderei retornar a frente da associação”, explicou Lira. A reunião ocorreu no restaurante Estaleiro, no bairro do Bessa.
Os associados com interesse em participar da disputa poderão se inscrever para participar do pleito, mas a tendência é que haja consenso na eleição. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL).
Segundo a Abrasel, o setor foi um dos mais atingidos, com fechamentos e restrições intermitentes ao funcionamento em todo o país por quase dois anos. Até 2020, havia cerca de 1 milhão de negócios do setor, empregando diretamente 6 milhões de brasileiros. Desses, 355 mil fecharam as portas em definitivo e mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia.
Em 2021, teve início uma recuperação, com a criação de novos empregos e o surgimento de novas empresas. É nesse contexto que o novo presidente da Abrasel-PB deverá assumir a função, buscando a interlocução da entidade com os setores produtivos e com os governos estadual e municipais, visando facilitar o ambiente de negócios e atender aos interesses do setor.
Agenda Política