A expressiva votação dos aliados de Bolsonaro para Câmara dos Deputados

Publicado por: Felipe Nunes em

Candidatos a deputado federal ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) receberam votações expressivas e conseguiram se eleger na disputa por um dos 13 assentos da Paraíba na Câmara dos Deputados. Três deles ultrapassaram a marca de 100 mil votos.

Do Partido Liberal (PL), Cabo Gilberto recebeu 126.872 votos, sendo o mais votados entre os candidatos ligados ao presidente da República. A afinidade dele com Bolsonaro está mais ligada às pautas ideológicas do Governo Federal, como a da segurança pública e o armamento para a auto-defesa.

Do mesmo partido, foi eleito o presidente estadual da sigla, o deputado federal Wellington Roberto, com 109.067 votos. Sem histórico ligado ao bolsonarismo, o parlamentar também está colocado neste espectro político em razão do partido. Ele também segue a base do Governo Federal na Câmara dos Deputados na maioria das votações.

Amigo do presidente da República, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSC) obteve uma votação de 114.573, uma das maiores do estado. Rodrigues tem a simpatia de Bolsonaro e iniciou uma aproximação com o chefe do Poder Executivo ainda quando ambos exerciam mandatos na Câmara Federal.

Embora não ligados ao time de “bolsonaristas”, os deputados que aparecem no topo da lista dos eleitos também fazem parte da base do Governo Federal, mesmo não tendo declarado voto na disputa presidencial.

Esse é o caso do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), com 135 mil votos. Ele costuma votar alinhado ao Governo Federal no Congresso, embora não tenha votado no presidente. Trata-se de um apoio às pautas governistas. O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), também alinhado ao chefe do Poder Executivo nas pautas do Congresso Nacional, foi o mais votado, com 158 mil 171 votos.

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

Do time de bolsonaristas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) foi reeleito com 49.419 votos. Com o apoio do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), o vereador Sargento Neto (PL) também foi eleito, porém com uma votação mais modesta, de 20.062 votos.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...