A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene, na tarde desta quarta-feira (10), em homenagem ao pastor Tomaz José de Aguiar Munguba da Igreja Evangélica Batista de Jaguaribe. A solenidade, proposta pela vereadora Eliza Virgínia (PP), teve como objetivo comemorar os 57 anos de pastorado do líder religioso evangélico.
Pastor Munguba, como é mais conhecido, é um dos líderes evangélicos mais respeitados de João Pessoa, sendo referência na formação de novas lideranças no meio batista pessoense. A solenidade foi solicitada por Virgínia a pedido da Ordem dos Pastores Batista. “Ele é uma referência para os pastores mais jovens. Ele é como um paizão e para mim é motivo de muita alegria poder oferecer essa homenagem”, disse.
Em discurso, Eliza informou que o vereador “recusou” receber outras honrarias que ela pensou em propor, a exemplos do título de cidadão pessoense e da medalha de João Pessoa. “Ele é um exemplo a ser seguido por todos, sejam pastores ou mesmo pessoas que fazem parte da comunidade evangélica”, afirmou.
O pastor Luciano Paiva, presidente da Associação dos Pastores da Paraíba, acrescentou que a homenagem ao pastor Tomaz Munguba é para marcar “o que ele tem deixado de legado e de história, como homem e acima de tudo como servo de Deus e ministro do evangelho”.
O líder da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Estevam Fernandes, disse que o pastor Munguba foi a única referência para ele na formação pastoral. “Ele me acolheu quando eu tinha 17 anos vindo de uma igreja que, de certa forma me traumatizou, e depois foi tanta a acolhida que me fez amigo da sua casa. Estamos diante de um homem que é uma lenda viva, alguém que você pode homenagear em vida e na sua igreja não há quem não lhe tenha como exemplo de homem, pela sua história”, disse.
“Esse ano estamos celebrando os 100 anos da Igreja Evangélica Batista e eu tive o privilégio participar deste momento desde que cheguei aqui em João Pessoa, vindo de Recife. Estou na Igreja Evangélica Batista há 41 anos, uma igreja bastante amorosa que respeita e segue a orientação pastoral, que me fez amar a igreja e consequentemente a cidade”, agradeceu o pastor Munguba.
Com informações da CMJP