08 de janeiro: vândalo esperou ser gravado por cinegrafista antes de arrombar antessala de Lula; VÍDEO

Publicado por: Felipe Nunes em

Cinegrafista grava, a pedido de manifestantes, arrombamento de porta do Planalto / Foto: reprodução

Novas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, tornadas públicas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mostram que um vândalo esperando ser gravado por um cinegrafista profissional antes de arrombar a antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 15h56 do dia 8 de janeiro.

As imagens indicam que o homem só desferiu o chute após estar ciente que sua ação seria gravada por um repórter fotográfico da agência de notícias Reuters, que filmou a cena por trás e em seguida mostrou as imagens aos vândalos, segundo mostram os vídeos divulgados hoje.

Conforme se vê nas imagens, após a gravação, os invasores pedem para ver as imagens e em seguida apertam a mão do cinegrafista. O gabinete de Lula não chegou a ser arrombado e, nesse horário, o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, já se encontrava no Palácio do Planalto, já que em depoimento à Polícia Federal alegou ter chegado ao local às 14h50, antes da invasão.

As imagens estavam sob sigilo e só vieram à tona depois que a CNN Brasil divulgou, na semana passada, imagens que mostram o ex-ministro Gonçalves Dias, do GSI, circulando entre os invasores. Integrantes do Palácio do Planalto dizem que não tinham ciência do conteúdo, mas o ex-ministro disse em depoimento ter informado a todas as instâncias do Governo Federal sobre as gravações.

Os novos trechos ganharam destaque na mídia nacional, a exemplo da Folha de São Paulo, que chegou a interpretar uma “intimidação” dos vândalos contra o jornalista filmado pelas câmeras do Planalto. Opositores do governo estranharam a atitude dos invasores, que esperou ser filmado para só então tentar arrombar a porta do gabinete presidencial.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...