O deputado estadual reeleito Wallber Virgolino (PL) defendeu, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta quinta-feira (22), a candidatura do deputado Adriano Galdino (Republicanos) para a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em eleição que acontece no próximo dia 2 de fevereiro.
O parlamentar oposicionista, que já teve muitos embates com o atual presidente da Casa legislativa, disse que apesar de defender uma alternância de poderes na Mesa Diretora, avalia o nome de Galdino como o melhor entre os deputados estaduais dispostos a concorrer ao cargo.
“Sou contrário à permanência eterna de uma pessoa no poder, mas já que o STF autoriza e a legislação permite, ele é o mais interessante e conta com o meu voto”, disse o parlamentar, reeleito com 49.419 votos em 02 de outubro. (OUÇA ABAIXO).
Articulações
Além de estar na disputa para o segundo biênio, Adriano Galdino estuda a possibilidade de ser, também, candidato à Mesa Diretora no primeiro biênio. Ele aguarda um parecer jurídico sobre a possibilidade, já que recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) limitou o número de vezes em que um deputado pode disputar a reeleição da Mesa Diretora.
Se isso se concretizar, o deputado Branco Mendes, indicado pelo Republicanos para disputar o primeiro biênio, deve ter o nome rifado da disputa, mas se mantém resistente à ideia.
A tese passou a ser ventilada depois que, na última terça-feira (20), a Assembleia aprovou a PEC que regulamenta a eleição de Mesa Diretora, com base no entendimento do STF, e que possibilita a Galdino disputar, eventualmente, o primeiro biênio, já que a decisão do Supremo não atinge Mesas Diretoras formadas antes de 2020.
Agenda Política