Veneziano recebe Zanin em gabinete, se diz ‘honrado’ em relatar indicação e espera aprovação de nome

Publicado por: Felipe Nunes em

Veneziano recebe Zanin em gabinete no Senado / Foto:

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) se reuniu nesta terça-feira (13), com o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula da Silva (PT), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Em mensagem ao blog Agenda Política, o paraibano, que será o relator, disse que o nome do jurista seja “aprovado” pelos senadores.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina do advogado pessoal de Lula para o próximo dia 21 de junho. A votação é secreta na comissão e, depois, no plenário, onde Zanin precisará do aval de 41 dos 81 senadores da República para ser tornar ministro.

Ao autor do blog, para o Sistema Arapuan, Veneziano informou que pretende apresentar o relatório na próxima segunda-feira (19), dois dias antes da sabatina.

“Nos sentimos felizes e honrados com essas missões, pois se trata de uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Então faremos o nosso trabalho e apresentaremos, espero, o relatório até a segunda. Na quarta está marcada a data da sabatina e também a análise no plenário, na quarta à tarde, para que o nome de Dr. Cristiano Zanin seja apreciado e, esperamos nós, que o nome seja apreciado e aprovado, com base na análise objetiva que ele [o relatório] apresenta”, disse.

A indicação de Zanin gerou controvérsias, já que ele foi advogado pessoal de Lula nos casos de corrupção envolvendo o petista e que o levaram à cadeia no âmbito da Lava-Jato. Por outro lado, é visto como nome “técnico”, capaz de ter tirado o atual presidente da prisão.

Nos bastidores, o clima é de aprovação do nome para uma cadeira no STF, já que nem mesmo a oposição tem resistido em aprovar o nome de Zanin.

“Foi um momento tranquilo. Aquilo que cabe, exatamente, ao indicado, autoridade, a qualquer cargo a ser apreciado pelo Senado, mostrar seu currículo, tirar dúvidas, a conversar sobre o assunto, a postura de uma pessoa que, de fato, pretenda a ocupar altíssimo cargo de relevância, de importância, afinal, estamos tratando da Corte de Justiça maior do nosso país”, disse Veneziano.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...