A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, no último dia 26 de maio, um financiamento de R$ 698,1 milhões para investimentos em oito projetos de energia solar instalados nos estados da Paraíba e da Bahia. Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Segundo o órgão do Governo Federal, juntos esses projetos terão uma capacidade instalada da ordem de 380,5 MW e contribuirão com a geração de 1.872 empregos diretos e indiretos, somando os períodos de implantação e operação.
Segundo a empresa EDF Renewables, que detém a titularidade dos parques eólicos da Paraíba, além dos postos de trabalho gerados (480), o projeto prevê contrapartidas econômicas, sociais e ambientais, que incluem assistência técnica ao produtor rural e formação de jovens em agentes rurais e ambientais.
Estão previstas ações de capacitação, regularização fundiária, instalação de poço artesiano e construção de casa de farinha. Os seis projetos compõem o Complexo Eólico Serra do Seridó, com previsão de entrar em operação em março de 2023.
Agenda Política