Ricardo Coutinho participa da abertura do 26º encontro do ‘Foro de São Paulo’ em Brasília

Publicado por: Felipe Nunes em

Ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho / Foto: reprodução

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), participa nesta quinta-feira (29), da abertura do 26º encontro do ‘Foro de São Paulo’, em Brasília, entidade que reúne líderes da esquerda sul-americana e cujo movimento é criticado por setores da sociedade por, em tese, representar interesses contrários à democracia liberal.

Por meio das redes sociais, Ricardo Coutinho escreveu: “XXVI Encuentro del Foro de São Paulo. Forças políticas de esquerda da América Latina reunidas para discutir e lutar por um Mundo multipolar e com uma grande unidade progressista da América Latina. O Mundo será melhor aos seus povos”, disse.

A realização do evento, cuja existência foi negada ou minimizada pela esquerda brasileira durante muitos anos, tem recebido críticas de especialistas e por setores ligados ao espectro político da direita brasileira, já que o Foro reúne 123 partidos, membros de 27 países, incluindo ditaduras, a exemplos de Nicarágua e Venezuela, países onde há sérias violações dos Direitos Humanos.

Foro de SP

De acordo como site do Foro de São Paulo, fazem parte da organização, no Brasil, o Partido Comunista do Brasil (PC do B), o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Cidadania, o PT e o PDT.

“Criado a partir de uma convocatória dos ex-presidentes Lula e Fidel Castro a partidos, movimentos e organizações de esquerda em julho de 1990, a reunião que deu origem ao Foro tinha naquele momento o objetivo de refletir sobre os acontecimentos pós-queda do Muro de Berlim e os caminhos alternativos e autônomos pela visão da esquerda da América Latina e Caribe, para além das respostas tradicionais”, diz o Foro de São Paulo em seu site.

Naquela data, foi escrito um documento, chamado de “declaração do Foro de São Paulo, em que seus membros refirmam “solidariedade com a revolução socialista de Cuba que defende firmemente a sua soberania e as suas conquistas; com a revolução popular sandinista que resiste às tentativas de desmontar o que já foi construído e reagrupa suas forças; com as forças democráticas, populares e revolucionárias salvadorenhas que impulsionam a desmilitarização e a solução política para a guerra”, e outras pautas.

O 26º Encontro do Foro de São Paulo vai ocorrer de 29 a 2 de julho de 2023, tendo como tema principal a “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”, reunindo políticos e representantes da esquerda brasileira e dos países que integram a entidade.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...