Iniciativa que visa avaliar o trabalho de parlamentares brasileiros, o Ranking dos Políticos tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas, no meio digital, quando o assunto é o desempenho dos deputados e senadores. O site vem ganhando adesão e notoriedade por incentivar a aprovação de projetos contra a corrupção, contra o desperdício de recursos públicos e a favor do combate aos privilégios.
Na última atualização do ranking, parlamentares paraibanos aparecem entre as primeiras colocações, mas também entre os últimos nomes do Congresso Nacional, composto por 81 senadores e 513 deputados federais.
Há pelo menos duas semanas, o senador Efraim Filho, líder do União Brasil, lidera o ranking nacional e o estadual, com nota 8,60, enquanto o segundo lugar estadual foi “revezado” entre Cabo Gilberto (PL), Mersinho Lucena (PP) e agora Daniella Ribeiro (PSD).
A ONG responsável pelo projeto, se define como apartidária, sendo “uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios estabelecidos”.
Critérios
Com base em dados públicos, obtidos nos sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça, “a pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública”.
Também são avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso”. “Nossos critérios não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações. Esse projeto foi criado por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse”, diz o site.
Com base nos dados disponibilizados até a sexta-feira (12), a classificação era a seguinte: Efraim Filho (8,60), Daniella Ribeiro (8,28), Mersinho Lucena (8,11), Cabo Gilberto (8,09), Wellington Roberto (8,06), Veneziano Vital (7,50), Damião Feliciano (4,94), Ruy Carneiro (4,88), Murilo Galdino (4,55), Aguinaldo Ribeiro (4,41), Hugo Motta (2,88), Romero Rodrigues (2,23), Gervásio Maia (1,60), Luiz Couto (0,60) e Wilson Santiago (0,00).
Levando em conta o desempenho de toda a bancada, a Paraíba aparece na posição 14º entre todos os 26 estados e o Distrito Federal. Na ponta, a bancada de Santa Catarina, com 6,88 pontos, enquanto que em último lugar aparece a bancada da Bahia, com 3,29.
Com base nesses números, parlamentares paraibanos compartilharam suas notas nas redes sociais. Primeiro, Efraim Filho, destacando a posição no ranking nacional, e depois, Cabo Gilberto e Mersinho Lucena, quando apareceram no segundo lugar estadual.
Diferente do DIAP
O Ranking dos Políticos vem ganhando cada vez mais espaço e influência, sendo também motivo de “disputa” entre parlamentares nas redes sociais. Mas ele é diferente de outro levantamento, feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que anualmente escolhe os “cabeças” do Congresso Nacional.
Ao contrário do Ranking, o Diap utiliza como critérios o posto hierárquico (cargos de lideranças, presidências de comissões importantes, por exemplo), a reputação e o juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado político.
Confira o ranking dos parlamentares paraibanos a seguir ou clique no link
Agenda Política