PT enfrenta impasse na Paraíba e desafios no Nordeste às vésperas de 2026, aponta imprensa nacional

Publicado por: redacao em

O Partido dos Trabalhadores (PT) chega ao ciclo eleitoral de 2026 enfrentando dificuldades em parte do Nordeste, região historicamente considerada um dos principais redutos da esquerda no país. É o que aponta reportagem publicada pelo Estadão neste fim de semana, que destaca, entre outros pontos, a indefinição da legenda na Paraíba.

Ao abordar os desafios do PT na região, o texto ressalta o posicionamento de diretórios estaduais que condicionam eventuais alianças à garantia de um palanque voltado à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Paraíba, o governador João Azevêdo (PSB) já sinalizou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que deve disputar o governo estadual contra o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB). De acordo com a pesquisa mais recente do instituto Real Time Big Data, divulgada em dezembro, Lucena lidera as intenções de voto, com 35%, enquanto Ribeiro aparece com 20%.

O PT paraibano ainda não definiu qual candidatura irá apoiar. Segundo a presidente estadual da sigla e deputada estadual Cida Ramos, a decisão segue em discussão. “O partido ainda não decidiu seu palanque, mas os dois candidatos buscam o apoio de Lula e são aliados do presidente, que venceu nos 223 municípios do Estado na última eleição. Será uma decisão conjunta do diretório estadual com o presidente Lula”, afirmou.

Share

Você pode gostar...