PoderData: maior fatia do eleitorado brasileiro se declara ‘de direita’; veja números

Números da pesquisa PoderData realizada entre os dias 10 e 12 de abril apontam que a maioria do eleitorado nacional se declara pertencente ao espectro político da direita, correspondendo a 33% dos eleitores brasileiros. Segundo o levantamento, o resultado explica a melhora nos índices de aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O percentual dos que se consideravam de direita em 2021 era de 24%, quando havia um empate técnico com o grupo dos que se declaravam ‘de esquerda’. Agora, os adeptos da ideologia de esquerda são minoria, representando 23%.

O crescimento da direita, no entanto, advém principalmente da queda dos centristas, que de acordo com o PoderData, saiu de 25% em 2021 para apenas 17% em 2022. Ainda assim, 27% não souberam responder ao questionamento sobre a qual espectro político pertencem.

Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação.

Confira o gráfico a seguir

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

1 Response

  1. manoel de paula rego disse:

    quero que me mostrem no mundo um só país onde o regime de esquerda e suas orientaçoes socialistas mantenham sua populaçao satisfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *