Seis meses após o início da nova legislatura, é inegável o papel de destaque que os três senadores da Paraíba passaram a ter no Congresso Nacional, seja na ocupação de espaços relevantes de poder, na participação dos temas mais importantes em discussão no Senado Federal ou na interlocução com ministros e integrantes do Governo Lula sobre pautas diversas.
Começando com o fato mais recente, o senador Efraim Filho (União) recebeu a missão de ser o Coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, o tema mais importante, atualmente, em discussão no Congresso Nacional. Na última semana, estampou páginas de jornais e participou de entrevistas em veículos nacionais de imprensa.
É mais uma prerrogativa que se acumula na lista de funções do líder do União Brasil, a quarta maior bancada do Senado Federal, com 8 parlamentares. Cabe a ele orientar os posicionamentos de parlamentares como o ex-juiz e senador Sérgio Moro e o de Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado. Duas visões antagônicas dentro de um bancada.
O parlamentar também é presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, participando com frequência de agendas com empresários e empreendedores de todo o país. No campo político, se mantém como independente, mas não deixa de ter influência em setores do Governo Federal, principalmente em pastas comandadas pelo partido, como Comunicação, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional.
Veneziano Vital do Rêgo
A segunda função mais importante do Senado está nas mãos de um paraibano. O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) é o vice-Presidente da Casa, cabendo a ele substituir o presidente, Rodrigo Pacheco (PSD) nas sessões e representá-lo em missões oficiais do Congresso Nacional.
Veneziano é um dos parlamentares com maior proximidade ao Palácio do Planalto, participando frequentemente de agendas governistas, destravando recursos para municípios, a exemplo de Campina Grande – onde iniciou uma aliança com o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) -, e indicando aliados para cargos no Governo Federal.
Em junho desse ano, Veneziano também foi eleito vice-presidente da recém-criada Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).
O órgão deverá opinar sobre temas como política nacional de comunicação, meios de comunicação social e redes sociais, direito digital, imprensa, radiodifusão, televisão e internet, entre outros assuntos correlatos. Ela também ficará com a atribuição de analisar as concessões e as renovações de outorgas de rádios e TVs.
Daniella Ribeiro
No caso de Daniella Ribeiro, a influência não é menor. Atualmente, ocupa a liderança da Maioria no Congresso Nacional, tendo a incumbência de orientar as votações de vetos presidenciais e projetos orçamentários nas sessões.
Ela também é presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, uma Comissão Permanente do Congresso Nacional, que examina e emite parecer sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais matérias orçamentárias.
Ribeiro também tem trânsito livre no Governo Federal. Na última quinta-feira (04), esteve na posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dr. Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente da República, Lula. Foi fotografada ao lado do ministro.
Prestígio e poder de articulação os três paraibanos já demonstraram que têm de sobra. Resta saber de que forma o trio pretende reverter toda essa influência em forma de benefícios e recursos para a Paraíba, estado que representam.
Agenda Política