Os candidatos ao Senado Efraim Filho (União) e Sérgio Queiroz (PRTB) denunciaram, nesta quinta-feira (01), que seus perfis na rede social Instagram foram alvos de ataques de perfis falsos, o que segundo eles pode ser sido motivado com objetivo de diminuir o alcance de suas publicações na internet. Os perfis falsos são conhecidos como “robôs” no mundo digital.
No início do dia, o candidato Sérgio Queiroz fez uma publicação denunciando o ataque que o perfil dele teria sofrido. Ele informou que, no início da madrugada, percebeu um aumento de cerca de 1.500 seguidores seguidores, de forma repentina, em seu perfil no Instagram. “Ao fazer uma consulta, vi que eram perfis falsos, comprados por “alguém” mal intencionado. Removemos todos”, explicou.
Presente de grego
Em mensagem enviada ao blog Agenda Política, o candidato disse que o “ataque” coincidiu com a publicação de uma análise, elaborada por um especialista em mídias digitais, apontando a influência do perfil dele na internet. “Coincidentemente, depois dessa publicação, entraram mil e quinhentos seguidores de uma vez só, e perfis fakes”, contou.
Sérgio Queiroz acrescentou que ficou surpreso quando viu o aumento repentino de seguidores, mas que ao perceber do que se tratava removeu todos os perfis de sua conta. “Acho que alguém, maldosamente, comprou esses seguidores para mim a fim de construir uma narrativa ou para diminuir o meu alcance”, reforçou.
Efraim Filho também denuncia
Também no Twitter, o candidato Efraim Filho (União) informou que sua conta sofreu “um ataque de robôs” e de seguidores fictícios para diminuir o engajamento de sua conta “ou com outra má intenção”, avaliou. “Nossa campanha joga limpo e me orgulho disso. Abram os olhos. Quem faz esse tipo de coisa é capaz de tudo”, comentou o parlamentar.
No Instagram, ao replicar a publicação sobre o ataque de robôs, Efraim Filho pediu que seus seguidores fizessem comentários para provarem que não eram robôs.
Questionados pelo blog Agenda Política se tomariam alguma medida jurídica contra o ocorrido, os dois candidatos disseram que vão buscar buscar informações sobre o que estaria por trás dos supostos ataques com robôs.
Confira as publicações a seguir
No início da madrugada de hoje percebi um aumento de cerca de 1,5K seguidores de maneira repentina no meu Instagram. Ao consultar, constatei que eram perfis fake, comprados por “alguém” mal intencionado,ao meu “favor”. Removemos todos. Lutemos pela verdade, inclusive a digital.
— SERGIO QUEIROZ (@SERGIOAQUEIROZ) September 1, 2022
Bom dia , pessoal.
Sofremos um ataque de robôs e seguidores fakes para diminuir nosso engajamento ou com outra má intenção.
Nossa campanha joga limpo e me orgulho disso. Abram os olhos.
Quem faz esse tipo de coisa é capaz de tudo.— Deputado Efraim Filho (@efraimfilho) September 1, 2022
Agenda Política