O formato do debate realizado nesta terça-feira (16) pela Rádio Arapuan FM com os candidatos ao Governo da Paraíba chamou a atenção pela proposta de colocar cada postulante ao Palácio da Redenção, um de cada vez, no alvo direto dos seus concorrentes em uma rodada de perguntas e respostas. O “paredão” teve além das propostas, embates entre os candidatos que participaram do evento.
Estiveram presentes nos estúdios da Arapuan FM, a candidata Adjany Simplício (PSOL) e os candidatos Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (PT). Também convidado, o governador João Azevêdo (PSB) comunicou à emissora, no fim da manhã, que não participaria do debate por causa de uma viagem marcada para Brasília. O socialista vai à posse do ministro Alexandre de Moraes, que ocorre à noite.
Antes do “paredão”, os candidatos tiveram 1 minuto para suas considerações iniciais. Depois, responderam perguntas de representantes da sociedade civil, como médicos, comerciantes e a imprensa. Jornalistas do Sistema Arapuan também puderam formular perguntas. O debate foi mediado pelos jornalistas Luís Torres, Gutemberg Carodoso, Clilson Júnior e Bruno Pereira.
Ao fim do debate, os quatro candidatos que participaram do debate elogiaram o formato do debate. “As ideias fluíras e acho que o Sistema Arapuan cumpre uma função importante, de fazer que possamos apresentar aquilo que agente pensa, apresentar os problemas e as soluções fomentando o bom debate”, disse.
Para o deputado Pedro Cunha Lima, o debate promoveu a defesa de ideias, inclusive para o combate à criminalidade e para o desenvolvimento da educação. “Conseguimos mostrar nossas ideias para transformarmos o governo e cumprimos com uma missão”, refletiu.
Veneziano Vital do Rêgo disse que o debate foi “ótimo”, já que tratou sobre criação de empregos e combate à fome. A candidata do PSOL, Adjany Simplício, exaltou o “paredão, formado criado para o debate promovido pela Rádio Arapuan FM. “O ponto de partida no rádio, o instrumento mais democrático, já que a população acessa com facilidade. O formato foi mais dinâmico”, disse.
Assista a avaliação dos candidatos a seguir
Agenda Política