Ministros de Lula são esperados para reunião com governadores do Nordeste em João Pessoa

Publicado por: Felipe Nunes em

Ministros vão participar de reunião com governadores do Nordeste / Foto: reprodução

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são esperados nesta sexta-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, para um encontro de governadores do Consórcio Nordeste. De acordo com o secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, são aguardadas as presenças de Simone Tebet, do Planejamento, Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social e Márcio Macedo, da secretaria geral da presidência da República, devem participar da agenda na Paraíba.

Atualização às 16h08: em nota institucional divulgada durante a tarde desta quinta-feira (27), o Governo do Estado informou que só estará presente na Paraíba o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O evento, que contará com a participação do governador do estado, João Azevêdo (PSB), que é presidente do Consórcio Nordeste, de secretários de estado, e de outras autoridades locais e federais, se divide em dois momentos. Pela manhã, a partir das 09h, haverá uma reunião dos gestores com o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, representada pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Para esse primeiro momento do encontro, são esperadas as participações do deputado federal Artur Lira (PP) e do secretário extraordinário da reforma tributária do ministério da Fazenda, Bernard Appy.

Já no período da tarde, acontecerá a reunião dos governadores com os ministros do Governo Federal. Na ocasião, haverá uma discussão sobre políticas públicas e demandas comuns entre os estados da região a serem apresentadas ao Governo Federal. Para o secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, o encontro será uma oportunidade para os estados do Nordeste apresentarem suas preocupações quanto à Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional.

Um dos pontos defendidos pelos estados nordestinos é a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional. O objetivo é incentivar a criação de indústrias e fomentar a iniciativa privada nos estados da região.

“Queremos uma Reforma Tributária Moderna, que vai agregar cinco tributos, sendo três federais, um estadual e um municipal. Talvez tenhamos dois impostos. Queríamos que fosse apenas um, mas é possível que tenhamos dois. De toda forma, é uma Reforma moderna, que vai tributar no destino, que vai manter a desoneração das exportações, vai devolver recursos para famílias necessitadas que tenham benefício social e que vai acabar com a guerra fiscal”, disse.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...