O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou para a Índia para participar de uma cúpula do G20 da Organização das Nações Unidas em que assumirá a presidência do grupo. A ida do presidente para o país asiático aconteceu sem que o chefe do poder executivo visitasse nenhuma das cidades atingidas pelo ciclone que já vitimou 41 pessoas no estado.
Além das 41 vítimas confirmadas até este momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul também aponta que o desastre natural causou 7,6 mil pessoas desalojadas no estado.
Muitos setores da imprensa nacional e da sociedade civil criticam o fato do presidente da República não ter ido de forma presencial ao estado para prestar apoio às vítimas da tragédia.
Pronunciamentos
Através das redes sociais Lula se pronunciou sobre o ocorrido e declarou estar dando o apoio oficial para o estado destinando recursos do Governo Federal para o estado.
Como disse ao governador do Rio Grande do Sul, @EduardoLeite_, orientei o governo a estar de prontidão. Prontamente, o @geraldoalckmin, e os ministros e ministras do nosso governo, formaram um comitê permanente de apoio ao Rio Grande do Sul. Estamos atuando em todas as frentes.… https://t.co/nx4IKoYnH1
— Lula (@LulaOficial) September 8, 2023
Leia mais: