Kim Kataguiri aciona ‘Ministério da Verdade’ do Governo Federal contra Lula

Publicado por: Felipe Nunes em

Deputado federal Kim Kataguiri / Foto: reprodução

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) decidiu acionar a Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia, órgão recém-criado no Governo Federal, para representar o presidente Lula da Silva (PT) por disseminar fake news ao afirmar que o impeachment de Dilma Rousseff teria sido “golpe”.

Em viagem oficial à Argentina no início desta semana, o atual mandatário chamou o ex-presidente Michel Temer de “golpista”. O petista repetiu a acusação em visita ao Uruguai na quarta-feira (25). E uma página no site oficial do governo chama o impeachment de Dilma Rousseff de “golpe”, o que não é verdade.

De acordo com a portaria de criação do órgão, submisso à AGU, ele serve para “representar a União, judicial e extrajudicialmente, em demandas e procedimentos para resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”.

Temor de censura

“Lula criou esse aparelho estatal para combater campanhas de desinformação. Vamos ver se ele aceita que o aparato seja usado para combater as fake news que ele próprio propaga”, ironizou Kim nas redes sociais. A Procuradoria é alvo de duras críticas da oposição por ser um órgão político e partidário utilizado no “combate” às fake news. O órgão é comparado ao “Ministério da Verdade”, órgão do regime distópico de Oceania, do livro 1984, de George Orwell, que cuidava de calar os cidadãos e inverter os fatos.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...