Juiz Alexandre Trineto é o novo presidente da AMPB

Publicado por: Felipe Nunes em

Trineto foi eleito como presidente da AMPB / Foto: reprodução

O juiz Alexandre José Gonçalves Trineto foi eleito, nesta quinta-feira (10), presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) para o triênio 2022-2025, em eleição com chapa única. Também foram eleitos os membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, e seus respectivos suplentes.

O pleito contou com chapa única, intitulada “União, Valorização e Respeito”. De acordo com a assessoria da instituição, os eleitos foram imediatamente empossados nos respectivos cargos pelo desembargador Marcos William de Oliveira, presidente da Comissão Central Eleitoral das eleições.

“Presidir uma Associação da importância e magnitude da AMPB exige um corpo técnico capacitado e coordenado, com unidade de propósitos, além de um diálogo democrático e constante com todos os associados, de modo a permitir que a nossa atuação tenha sempre como foco, do início ao fim, o bem-estar e os interesses de todos os magistrados e magistradas. Por isso, reunimos em prol desse projeto valorosos colegas da magistratura, das mais variadas entrâncias e comarcas do Estado, a fim de que conosco caminhem e nos ajudem a bem desempenhar essa missão, com ética, transparência, eficiência e, sobretudo, independência”, disse Trineto.

O magistrado substitui o juiz Max Nunes, que ocupava a função de presidente.

Em seu plano de propostas, a Chapa “União, Valorização e Respeito” se comprometeu em exigir a observância da resolução n° 41/2015 do TJPB, que institucionaliza o fórum orçamentário como etapa prévia à elaboração da lei orçamentária do Tribunal de Justiça e reivindicar o fortalecimento dos Comitês de Priorização do Primeiro Grau de Jurisdição, proporcionando poderes para a definição e alocação de recursos no orçamento para esta finalidade.

Além disso, a nova representação associativa vai buscar o fortalecimento do Comitê de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do Poder Judiciário Estadual, criado pela Resolução 30/2022 do TJPB, em consonância com a Resolução 255/2018 do CNJ, garantindo assento, no aludido Comitê, de magistrada indicada pela AMPB.

Sobre o presidente da AMPB

O juiz Alexandre Trineto tem 52 anos e é natural de Cajazeiras-PB. Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ingressou na magistratura paraibana em 4 de junho de 1996, tendo sido Titular nas Comarcas de Catolé do Rocha, Sousa, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Conceição e, atualmente, em Campina Grande (1ª Vara Criminal). Foi vice-presidente da AMPB durante a gestão 2019/2022.

Sobre as eleições da AMPB

Os magistrados paraibanos foram às urnas  para eleger a gestão 2022/2025 da Associação dos Magistrados da Paraíba. A chapa única “União, Valorização e Respeito” recebeu 189 votos válidos – o que representa 97% de adesão perante o eleitorado que compareceu e expressou o seu voto, 195 votantes. Também foram contabilizados 3 votos nulos e 3 em branco. Ao todo, 340 associados estavam aptos a votar.

Agenda Política com informações da assessoria

Share

Você pode gostar...