O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, se pronunciou sobre a realização das celebrações do Dia da Independência (7 de setembro) pela primeira vez neste segundo governo do presidente Lula. De acordo com o petista, neste ano a data representa antes de tudo a retomada da democracia brasileira.
“A democracia não corre mais risco”, afirmou o petista, comparando o governo do seu aliado e com o do antecessor e opositor, Jair Bolsonaro. Jackson manteve a postura crítica com relação a forma como Bolsonaro conduziu o Brasil e os discursos adotas pelo ex-presidente da República em que ele questionava membros dos outros poderes da democracia brasileira e a lisura do processo eleitoral brasileiro.
Segundo Macêdo, ao longo dos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro houve “a todo tempo um flerte com o golpe”.
“Estabelecer a democracia brasileira, voltar a respirar um ar democrático de respeito as instituições, sem colocar a constituição e a democracia em cheque, isso já é muita coisa”, defendeu.
Soberania Nacional
Para o petista, este também é um momento de se voltar a valorizar o Brasil como país, coisa que em sua visão não aconteceria durante o governo de Jair Bolsonaro. “Bolsonaro vinculava o seu governo a Donald Trump”, afirma Jackson em crítica a forma como se dava a aliança entre as duas lideranças de direita do Brasil e dos EUA.
“O governo brasileiro é um governo autônomo e líder no Brics. Hoje o Brasil volta a ser respeitado”, para Jackson, todas as mudanças na relação da condução do Brasil entre as gestões de Jair Bolsonaro e de Lula devem ser comemoradas nessa data. Ouça abaixo a fala completa de Jackson:
Leia mais: