Os 101 anos do Partido Comunista do Brasil foram comemorados em sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta sexta-feira (24). A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Gabriel (Avante) e presidida pelo vereador Marcos Henriques (PT), tendo contado com diversos representantes da esquerda pessoense e de militantes do PC do B no estado.
Entre os convidados para discursar na tribuna da Casa, o militante Ednaldo Fontes defendeu a unidade do partido e reclamou sobre o surgimento do que chamou de “pobres de direita”, que segundo ele vivem nas comunidades de João Pessoa. Como exemplo, ele citou o caso de ‘protestantes’ que estão levando comunistas para dentro das igrejas.
“A direita, vejo nos bairros, uma coisa nova, o pobre de direita, esse sentimento na população da periferia que defende uma monstruosidade”, contou. Ednaldo disse, ainda, que aprendeu que os comunistas deveriam conquistar os evangélicos para a causa revolucionária, mas o que tem ocorrido, segundo ele, é o contrário.
“A gente dizia que tínhamos que ganhar o pessoal das igrejas protestantes para construir a luta revolucionária, mas está sendo o contrário. Os protestantes estão levando os revolucionários para dentro das igrejas”, disse, citando como exemplo Edmundo, seu irmão mais velho. “Eu estou muito preocupado com isso”, observou.
Outros militantes do PC do B, também em discursos, falaram sobre a “luta do partido” e as conquistas da legenda no campo social nos 100 anos de existência do partido, a exemplo do presidente do PCdoB em João Pessoa, Jonildo Cavalcanti. “O partido hoje faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos forjados na luta, no bem, em promover o bem. Fazer o bem está na essência do comunismo, de algo que faz com que nós, enquanto seres humanos, sejamos melhores”, avaliou.
Membros de outros partidos participaram da homenagem, a exemplo do presidente estadual do PT, Jackson Macedo, que chamou o PC do B de “partido irmão”, destacando a parceria entre os dois partidos. Já o presidente estadual do PV, Sargento Dênis, desejou mais 101 à legenda comunista. “O PV fica muito feliz em estar numa federação onde tem companheiros tão valorosos quanto vocês”, disse.
A realização de sessões especiais é fato previsto no regimento interno da Câmara Municipal de João Pessoa e tem como foco comemorações ou homenagens especiais ou, ainda, recepção de altas personalidades. (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO).
Agenda Política