
A Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro alcançou resultados expressivos neste ano. Foram 135 medalhas e 19 menções honrosas conquistadas por seus alunos em competições nacionais e internacionais de conhecimento. As conquistas mais recentes, divulgadas em outubro, foram as medalhas internacionais na Olimpíada Matemática sem Fronteiras, a mesma que levou os estudantes a disputar a AIMO no Japão. Também se destaca a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Bê a Bá.
Na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), a escola participou com três equipes, uma do 5º ano, uma do 6º ano e a equipe mista “Turma Olímpica”, composta por sete estudantes do 3º ao 6º ano que representaram o Brasil no Japão. A “Turma Olímpica” conquistou medalha de bronze nacional e medalha de prata regional, enquanto a equipe do 6º ano obteve medalha de bronze regional.
A OIMSF, organizada no Brasil pela Rede POC, propõe desafios matemáticos resolvidos em equipe e apresentados em diferentes idiomas, como inglês, espanhol, francês e alemão. A experiência multilíngue e colaborativa proporcionou aos estudantes a oportunidade de desenvolver não apenas o raciocínio lógico, mas também habilidades de comunicação, cooperação e pensamento crítico.
Segundo o professor Alécio Soares, orientador das equipes, a metodologia da competição é um diferencial importante na formação dos estudantes. “A OIMSF tem um formato diferente das tradicionais competições, pois os estudantes resolvem os problemas em equipe, interagem, compartilham ideias e chegam a soluções em conjunto. Além disso, os desafios são apresentados em várias línguas, como inglês, espanhol, francês e alemão. Esse ano, nossa ‘Turma Olímpica’ resolveu questões em inglês, inclusive redigindo as respostas neste idioma. Participamos com três equipes e conseguimos conquistar. A competição também serve como seletiva para outras Olimpíadas internacionais, como WMI, ITMC e AIMO, e abre portas para eventos como a final da OIMSF, que será realizada na França em 2025.”
Em paralelo, os estudantes também conquistaram excelentes resultados na Olimpíada Nacional de Português “Bê a Bá”, com 72 premiações: 25 medalhas de ouro, 42 de prata e 5 de bronze. As conquistas refletem o investimento contínuo da escola no fortalecimento das competências de leitura, escrita e interpretação, pilares fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Com essas, a escola já soma 135 medalhas em Olimpíadas de conhecimento nas mais diversas áreas, em 2025. Outras provas já estão agendadas e mais resultados devem ser divulgados, elevando ainda mais o número de medalhas conquistadas este ano.
Assessoria
O post Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conquistaram 135 medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais neste ano apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

