Na noite desta quinta-feira (8) aconteceu em João Pessoa o primeiro debate promovido pelo Sistema Arapuan de Comunicação com os candidatos à Prefeitura de João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena (PP), o cardiologista Marcelo Queiroga (PL), o deputado Luciano Cartaxo (PT) e o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) discutiram suas ideias para a Capital paraibana.
Através do debate pudemos ter a primeira perspectiva do que será a campanha eleitoral na cidade. Tivemos três candidatos de oposição que se revezaram e em alguns momentos até mesmo se apoiaram ao apresentarem temas nas sabatinas do debate.
O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga talvez seja o responsável pelas frases de efeito do debate que virarão meme após o debate. Ao dizer que o prefeito da Capital é Padre Cícero, beato católico e ex-prefeito da cidade de Juazeiro do Norte, pois segundo ele o eleitorado pessoense se vê diante de promessas e expectativas. O candidato também afirmou que viu a policlínica aberta por Cícero no bairro Alto do Céu ser fechada e afirmou que tratava-se de uma obra do quinto dos infernos.
Outro que se destacou por suas falas foi o deputado estadual Luciano Cartaxo que afirmou que Cícero foi reprovado em termos de educação e saúde ao não entregar obras concretas nas duas áreas ao longo de sua atual gestão. Luciano Cartaxo também afirmou que colocará o seu sucessor no Procon-JP por propaganda enganosa ao afirmar que o progressista teria faltado com promessas de campanha.
O prefeito Cícero Lucena demonstrou boa desenvoltura para responder os adversários, mas se mostrou confuso ao apresentar dados em suas respostas. Um destes momentos foi quando o prefeito afirmou que o Terminal de Integração do Varadouro teria sido fechado por Luciano Cartaxo enquanto este era prefeito em 2015.