Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados na última terça-feira (31) apontam que, pelo terceiro ano consecutivo, a Construção Civil foi o segmento com maior variação relativa na geração de empregos com carteira assinada, na Paraíba.
De acordo com os números do Caged, a construção civil paraibana cresceu 7,16% em 2022, gerando 2.692 novos empregos com carteira assinada em todo o Estado, atingindo a marca de 40.300 trabalhadores formais empregados no setor, ampliando os resultados positivos registrados nos últimos dois anos.
Para o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Wagner Breckenfeld, “os sucessivos resultados positivos da construção civil nos últimos anos mostram o quanto o segmento é importante para a economia do Estado, se revelando mais uma vez como grande motor econômico que é”.
A cidade de João Pessoa foi a que mais contribuiu para crescimento da mão de obra empregada no segmento em 2022, foram 838 novos trabalhadores só na capital, seguido por Cajazeiras com 483, Cabedelo com 470, Campina Grande com 223 e Patos com 218.
De acordo com Werton Oliveira, Economista do Sinduscon-JP, “os números demonstram claramente o enorme poder propagador da indústria da construção como grande gerador de emprego e renda nas diversas regiões do Estado. Seja em João Pessoa ou Cajazeiras, a construção civil impacta diversos outros setores econômicos movimentando a economia local”.
Agenda Política com Sinduscom